Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ipomoea campestris Meisn. DD

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 17-05-2012

Criterio:

Avaliador: Solange de Vasconcellos Albuquerque Pessoa

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie de ampla distribuição geográfica e presente em seis unidades de conservação (SNUC). Apenas no Distrito Federal a espécie parece estar em melhores condições, considerando sua presença em quatro unidades de conservação. Nos demais Estados o baixo número de registros, no máximo quatro registros para Minas Gerais, a data e localidades dos registros são fatores de risco para subpopulações da espécie. Nessas regiões a vegetação nativa vem sendo substituída pela expansão de cidades e atividades agrícolas.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ipomoea campestris Meisn.;

Família: Convolvulaceae

Sinônimos:

  • > Ipomoea stenophylla ;
  • > Ipomoea virgata var. subspicata ;
  • > Ipomoea subspicata ;
  • > Ipomoea virgata var. angustata ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre nos Estados do Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás (Bianchini et al., 2012).

Ecologia

Subarbusto prostrado (Bianchini, com. pessoal).

Ameaças

1.1.1.3 Agro-industry farming
Detalhes No passado, o Cerrado brasileiro foi fortementedesmatado para a abertura de pastagens. Atualmente, o bioma sofre umaperda anual de 2,2 milhões de hectares de vegetação nativa, principalmentedevido à expansão de plantações de soja. Caso essa taxa de desmatamentoseja mantida, o Cerrado terá desaparecido até 2030 (Machado et al. 2004).

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Em Perigo" (EN), segundo a Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais(COPAM-MG, 1997).

4.4.2 Establishment
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre nos Parques Nacionais de Brasília, DF, e da Serra do Cipó, MG; e no Parque Estadual de Vila Velha, PR (CNCFlora, 2011).

Referências

- MACHADO, R.B.; RAMOS NETO, M.B.; PEREIRA, P.G.P.; CALDAS, E.F.; GONÇALVES, D.A.; SANTOS, N.S.; TABO. Estimativas de perda da área do Cerrado brasileiro., Brasília, 2004.

- BIANCHINI, R.S.; FERREIRA, P.P.A.; PASTORE, M. Convolvulaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB000093>.

- Banco de Dados do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora). Disponivel em: <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/>. Acesso em: 2011.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Ipomoea campestris in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ipomoea campestris>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 17/05/2012 - 14:35:15